1.1 Ação
O gênero de ação possui vários tipos de subgêneros como “Aventura de Ação”, que se caracteriza pela resolução de quebra-cabeças e objetivos baseados em uma história longa onde o jogador coleciona itens e os utiliza para conseguir avançar nas fases e na resolução dos quebra-cabeças. Exemplos de jogos nessa linha seriam Resident Evel e God of War. Temos o “Acarde”, “Plataforma”.
1.2 Advergames
São jogos publicitários os games possibilita atingir o consumidor durante um período de lazer, em que ele está totalmente imerso no ambiente do jogo e aberto a novas experiências, passando a consumir a propaganda como entretenimento.
1.3 Shoter
Esse gênero consiste basicamente em atirar projéteis em inimigos, com os subgêneros: First person shooter utilizando a câmera em primeira pessoa, Shot’em ups, estilo arcade onde os jogadores devem atirar em uma grande quantidade de inimigos e evitar uma série de obstáculos, também não necessariamente precisam ser com personagens humanos mas normalmente são veículos como naves espaciais e podem ser apresentados em diferentes ângulos de câmera por exemplo Space Invaders.
Third person shoter (TPS), onde a câmera é posicionada atrás do personagem permitindo que o jogador o veja de forma total ou parcial estilo GTA.
1.4 Adventure
São caracterizados pela coleta de itens, gerenciamento de inventário e resolução de quebra-cabeças e desafios, os primeiros jogos dessa linha eram puramente baseados em textos. Um exemplo de jogo desse gênero é Devil May Cry.
Um dos subgêneros do adventure é o Role-Playng Game [(RPG) eu não sabia que RPG era esse nome], nesse subgênero os jogadores interpretam personagens escolhendo uma classe e pontuando estatisticamente suas habilidades em combate.
1.5 Simulação de Vida
Baseado no desenvolvimento de relações com formas de vida artificiais como por exemplo no jogo World of Zoo e The Sims.
1.6 Música/Ritmo
Basicamente o jogador tenta acertar o ritmo ou a batida de uma música para fazer pontos. Alguns exemplos de jogos nessa linha são Simon e Rock Band.
1.7 Quebra-cabeças
Nos jogos de quebra-cabeça o jogador deve utilizar a lógica para completar padrões estilo de jogo Tetris.
1.8 Esportes
Baseiam em competições esportivas
Exemplos: FIFA, NFL, Tony Hawk
1.9 Estratégia
Principal foco desse gênero são pensamento e planejamento. Possui também alguns subgêneros.
1.10 Serious Game
Com o objetivo de transmitir um conteúdo educacional ou de treinamento ao usuário. O termo “sério” (serious) refere-se que o jogo é voltado mais para fins educacionais do que de entretenimento. Eles tem sido amplamente utilizados nas áreas de defesa, educação, exploração científica, serviços de saúde, gestão de emergência, planejamento urbano, engenharia, religião e política
1.11 Simulação de veículo
Nesse gênero os jogadores simulam a direção e pilotagem de um veículo que pode ser tanto um carro quanto uma espaçonave. Nesse gênero sempre existe a tentativa de tornar a experiência tão “real” quanto possível.
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Pedro Viegas